Molho cremoso de cogumelos

Se tem um ingrediente que eu adoro é cogumelo.

Infelizmente, a gente não tem o hábito de comer muito cogumelo aqui no Brasil e quando come, geralmente é champignon em conserva. Por isso eu acho que a maioria das pessoas não tem idéia da infinidade de tipos de cogumelos que existem e de quantas maneiras diferentes podemos prepará-los. Essa falta de costume com cogumelos também acaba deixando as pessoas com dúvidas e receios, e elas desistem deste ingrediente tão versátil e gostoso.

Hoje eu vou postar uma receita simples com cogumelos e aproveitar para dar algumas dicas para desmistificar esse assunto.

Nessa receita, eu usei o champignon fresco e o shiitake. É importante checar a data de validade quando for comprar seus cogumelos. Eles estragam muito rápido então tente sempre comprar os mais frescos (os que eu comprei tinham sido colhidos no dia anterior). A limpeza dos cogumelos é uma dúvida comum. Algumas pessoas dizem que não é bom lavá-los em água corrente pois eles absorvem muita água (são como esponjas!), sendo recomendável apenas limpá-los com um pano úmido. Eu particularmente gosto de lavá-los em água corrente, mas faço isso bem rapidamente para evitar que eles fiquem encharcados.

Para essa receita, eu removi o cabinho dos cogumelos pois não gosto da sua textura. Mas você pode deixá-los se quiser.

Lembre-se que durante o preparo, os cogumelos irão soltar MUITA água e irão diminuir bem de tamanho. Não se preocupe em adicionar água no preparo pois os cogumelos irão cozinhar na sua própria água. E tenha sempre em mente quando for calcular as porções que os cogumelos diminuirão pela metade de tamanho.

Um erro comum é achar que os cogumelos cozinham rapidamente. As pessoas muitas vezes dão apenas uma rápida refogada nos coitadinhos e o resultado não é tão gostoso. Eu gosto sempre de deixar cozinhar até que a água liberada pelos cogumelos seque e eles estejam mais cozidos.

Ingredientes

  • 200g de shiitake fresco
  • 200g de champignon fresco
  • bacon
  • 100ml de creme de leite fresco
  • 1/2 cubinho de caldo de carne
  • um pouco de manteiga
  • suco de meio limão

Modo de Preparo

  1. Comece picando os cogumelos grosseiramente (eu gosto de deixar pedaços grandes)
  2. Eu retirei a parte mais gorda do bacon (parte branca) e usei apenas a parte com mais carne, picada em pedacinhos. Frite o bacon até que fique crocante. Retire-o da frigideira deixando a gordura.
  3. Ainda na mesma frigideira, adicione um pouco de manteiga e os champignons picados. Depois de dois minutos, adicione o shiitake. O champignon é mais firme, o portanto demora mais tempo para cozinhar, por isso deve ser adicionado primeiro.
  4. Adicione o caldo de carne e o suco de meio limão. Misture bem. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até que a a água da penela seque quase por completo.
  5. Nesse ponto, junte o bacon reservado e o creme de leite. Misture e deixe cozinhar mais um pouco até engrossar e ficar no ponto que te agrade.

Sempre gosto das receitas do Jamie Oliver com cogumelos. Aprendi muitas coisas sobre esse ingrediente com ele. Nestes links estão algumas receitas dele de Risoto de Cogumelos Grelhados e de Sopa de Cogumelos. Tem também um link aqui sobre Como Cultivar Cogumelos em Casa, pra quem realmente gostar MUUUUITO de cogumelos!

Anúncios

Uma opinião sobre “Molho cremoso de cogumelos

  1. Pingback: Shimeji com shoyu « A Paulistinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s