Semifreddo de Morangos

Depois de um longo inverno, resolvi retomar o blog!
Nesse tempo que passei afastada fiz várias receitas, mas estava com uma preguicinha de postar…
Uma receita que eu fiz duas vezes foi essa de Semifreddo de Morangos do site Simplesmente Delícia, que eu adoro! O que me atraiu na receita foi a foto que a Flávia Pantoja postou, mas, pra ser sincera, eu nem sabia o que era “semifreddo”. Pra quem também não sabe, eis aqui o que eu descobri com a ajuda do google: em italiano quer dizer “meio gelado”, isto é, semifreddos são sobremesas parcialmente congeladas, algo como um sorvete (só que com um nome mais rebuscado elegante!)
O Semifreddo da Flavia Pantoja.
Pra fazer essa receita não é necessária máquina de sorvete. Vamos logo à receita!

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 2 gemas
  • 1 colher de sobremesa de baunilha
  • 1 copo de açúcar (220 gramas)
  • 2 copos de creme de leite fresco (500 ml)
  • 600 gramas de morangos
  • 2 colheres de sopa de açúcar

Modo de Preparo

  1. Primeiro lave os morangos e depois corte os cabinhos. Ponha os morangos na vasilha do processador, adicione as 2 colheres de açúcar e processe até formar uma calda (linda!). Reserve.Ingredientes do Semifreddo
  2. Numa vasilha grande e refratária, ponha os ovos, as gemas, o copo de açúcar e a baunilha. Prepare uma panela media, com 3 dedos de água dentro, e ponha a vasilha em cima, como na foto abaixo. A vasilha não deve tocar a água. Ligue o fogo médio. Usando uma batedeira elétrica manual, bata o creme sem parar por uns 6 a 8 minutos, até ele triplicar de volume e formar uma mousse leve e clarinha. Cuidado para não deixar o creme desatento (i.e. sem bater, pois as gemas vão cozinhar!).
  3. Retire a vasilha do banho-maria e continue batendo até o creme estar à temperatura ambiente, mais uns 6 a 8 minutos.
  4. Agora bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly. Adicione delicadamente o chantilly ao creme de ovos. Despeje no pirex (35 cm).
  5. Enfim a parte divertida! Com cuidado, vá entornado o creme de morangos por toda a superfície do creme. Pegue uma faca, ou um palito, e faça desenhos circulares, tomando cuidado para fazer movimentos de baixo para cima (como a calda de morangos é mais pesada, ela afunda no creme). Use toda a superfície do pirex. Leve ao freezer por no mínimo 6 horas. Retire do freezer e ponha na geladeira 30/45 minutos antes de servir.Semifreddo prontinho pra ir pro freezer

O semi-freddo deve ser guardado no freezer, só sendo retirado um pouco antes de servir.
Eu notei que o meu semifreddo ficou um pouco amareladinho na parte do fundo depois de congelar. Isso aconteceu das duas vezes. Pra ser sincera, não sei até agora porque isso aconteceu… Mas ficou muito gostoso mesmo assim. Uma preocupação minha era que a sobremesa ficasse com um gosto acentuado de ovo, mas isso não aconteceu!

Anúncios

3 opiniões sobre “Semifreddo de Morangos

  1. Pingback: Semifreddo de Limão |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s