Sorvete de Puro Chocolate

Resolvi chamar essa receita de Sorvete de Puro Chocolate porque, como vocês verão adiante, vai muito chocolate e de três tipos diferentes. O resultado final, ao contrário da maioria dos sorvetes de chocolate que a gente compra por aí, tem um sabor delicioso de cacau.
Sorvete de Puro Chocolate
Ganhei uma maquina de sorvete de presente de aniversário e essa receita é a estréia (triunfal!) da minha querida maquininha da Cusinart. Aliás, só tenho coisas boas pra falar da máquina! Ela é muito bonita e prática. Super simples de limpar. E o melhor de tudo: faz um sorvete super cremoso e rápido (coisa de 30 minutos e tudo pronto!).

Máquina de Sorvete Cusinart
Esta receita é adaptada do site The Repressed Pastry Chef, que é outro site que eu adoro. Pena que o site é americano e cheio de unidades estranhas tipo onças e fahrenheits… Mas nada que não possa ser resolvido com muitas algumas continhas…

Ingredientes

  • 500 ml  de creme de leite fresco
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
  • 75 g de chocolate meio amargo picado
  • 65 g de chocolate ao leite picado
  • 1 xícara de leite integral
  • 2/3 de xícara de açúcar cristal
  • uma pitada de sal
  • 5 gemas
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de Preparo

  1. Aqueça metade do creme de leite com o cacau em uma panela pequena, mexendo sempre para dissolver o cacau. Continue mexendo até começar a ferver então reduza o fogo e mexa por mais 30 segundos. Retire do fogo e adicione os chocolates amargo e ao leite, mexendo sempre até derreter. Por fim, adicione o restante do creme e reserve.
    Ingredientes
  2. Em uma panela pequena aqueça o leite com o açúcar e o sal. Em uma tigela média misture as 5 gemas, passando-as primeiro por um coador para retirar sua pelinha. Quando a mistura de leite estiver bem quente (sem ferver), vá adicionando-a aos poucos aos ovos mexendo bastante. Não adicione todo o leite quente de uma vez pois assim as gemas irão cozinhar! Em seguida, retorne a mistura de ovos e leite para a panela.
  3. Mexa a mistura constantemente em fogo médio. Use uma espátula para ir raspando o fundo e lateral da panela até que a mistura engrosse e grude na espátula, formando um creme. Passe o creme por uma peneira e misture-o  ao chocolate. Adicione a baunilha e misture bem até formar um creme homogêneo.
    Creme de Chocolate
  4. Leve o creme para gelar na geladeira, cobrindo-o com filme plástico. Quando estiver bem gelado, coloque-o na máquina de sorvete, seguindo as instruções do fabricante.

No caso da minha máquina da Cusinart, foi necessário levar a tigela de congelamento ao freezer com bastante antecedência. Para quem não conhece máquinas de sorvete, ela consiste basicamente em uma tigela resfriável (de congelamento) e pás para bater o sorvete, movidas por um motorzinho elétrico. A tigela de resfriamento deve ser levada ao freezer para que o líquido em seu interior congele. Uma vez congelado, o líquido mantém sua temperatura por muito tempo (muito mesmo!), fazendo com o que a massa de sorvete congele enquanto é batida.

O sorvete demorou cerca de 30 minutos para ficar cremoso. Depois de pronto, levei o sorvete ao freezer em um pote bem fechado por mais algumas horas para terminar de firmar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s