Bacalhau da Mamãe

Sexta-feira Santa, aqui em casa, é dia de comer peixe. O escolhido da vez foi o bacalhau, preparado pela minha mãe. Bacalhau     A receita saiu da cabeça mesmo, simplesmente incorporando ao prato tudo aquilo que combina muito bem com bacalhau: azeite, ovos, azeitonas pretas, batatas e algumas coisinhas mais. Confesso que fiquei surpresa com a facilidade de preparo da receita. Sempre achei que bacalhau era um prato super complexo, pra ser preparado com pelo menos um dia de antecedência… Esse aqui foi super rápido e ficou maravilhoso! Parece que o segredo todo da receita é  o bacalhau… Comprando um bacalhau de boa qualidade não tem como errar! Além disso, o bacalhau que compramos já era dessalgado, o que facilita todo o processo.

Ingredientes

  1. 1 kg de bacalhau dessalgado
  2. 1 kg de batatas sem casca cortadas em rodelas
  3. 1 brócolis-ninja
  4. Folhas de Couve
  5. 400 ml de azeite
  6. Azeitonas Pretas
  7. 2 cebolas cortadas em rodelas
  8. 1 cabeça de alho picado em pedaços grandes
  9. 5 dentes de alho picados em pedacinhos
  10. 2 tomates cortados em rodelas
  11. 3 folhas de loro
  12. 3 ovos cozidos cortados em rodelas

Modo de Preparo

  • Em um pirex grande acomode os ingredientes da seguinte forma: forre a assadeira com as folhas de couve. Sobre a couve coloque as rodelas de tomate e em seguida as rodelas de batata. Acomode o bacalhau (no nosso caso, eram duas postas grandes) sobre as batatas. Em seguida, coloque as cebolas e o brócolis. O alho em pedaços grandes, as folhas de loro e as azeitonas devem ser colocados entre as camadas.
  • Despeje todo o azeite sobre o bacalhau e cubra com papel alumínio. Leve ao forno a 250ºC por ceca de 40 minutos, ou até que as batatas estejam macias (teste com um garfo para saber se elas estão cozidas).
  • Retire a assadeira do forno e drene o líquido acumulado (um misto de caldo de peixe e vegetais e azeite). Coloque este líquido em uma panela pequena e adicione o alho picadinho. Refogue bem até que a água evapore. Acomode os ovos cozidos sobre o bacalhau e, por cima de tudo, despeje o alho refogado.
  • Leve ao forno por mais 10 minutos, sem o papel alumínio.

Para acompanhar, sirva com arroz branco e uma taça de vinho. O bacalhau acompanha bem vinhos tintos ou brancos. No blog do Saul Galvão e no blog Enoteca você pode ler mais sobre a escolha do seu vinho para melhor acompanhar pratos com bacalhau.

Anúncios

Uma opinião sobre “Bacalhau da Mamãe

  1. Pingback: Camarão com Abóbora do Papai |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s