Kibe Assado

Eu sou muito fã de comida árabe. Adoro o jeito como eles misturam vários temperos e especiarias, deixando tudo muito cheiroso. Também acho linda a apresentação dos pratos, principalmente dos doces. E de quebra, ainda é uma comida muito saudável.

Sempre fiz quibe assado em casa, mas nunca tinha encontrado uma receita que me agradasse. Ontem esbarrei nessa aqui, do blog Desafios Gastronômicos, e resolvi testar. Acabei fazendo várias adaptações, mas um ponto importante que aprendi com essa receita é rechear o kibe.

Ingredientes

  • 500 g de patinho moído
  • 3/4 de xícara de trigo para kibe
  • 1/2 xícara de amêndoas em lascas
  • 1 cebola pequena
  • 1 colher de sopa de manteiga para o preparo
  • 1/2 colher de sopa da manteiga para a finalização
  • sal
  • pimenta do reino
  • hortelã fresco
  • canela em pó

Modo de Preparo

  1. Em uma vasilha grande, coloque o trigo e encha de água. Deixe decantar o trigo e escorra o excesso de água. Repita o procedimento por 4 vezes ou até que a água saia quase límpida. Escorra bem a água do trigo (você pode fazer isso usando um coador) e reserve-o.
  2. Pique metade da cebola e o hortelã bem picadinhos (você também pode usar um processador de alimentos).
  3. Junte a mistura de cebola e hortelã com o trigo e metade da carne moída. Tempere com sal, pimenta e canela. Misture bem com as mãos formando uma massa uniforme. Essa massa será a base e a cobertura do kibe.
  4. Para o recheio, pique a outra metade da cebola em fatias finas. Em uma frigideira, aqueça a manteiga e em seguida adicione as amêndoas. Retire-as assim que ficarem douradas (isso acontece bem rápido).
  5. Na mesma frigideira, frite as cebolas até ficaram douradas e macias. Adicione a carne e tempere com o sal, pimenta e canela. Refogue até secar a água. Por fim, junte as amêndoas.
  6. Unte uma assadeira com manteiga. Use metade da massa crua para forrar o fundo da assadeira. Coloque por cima o recheio e cubra com o restante da massa crua.
  7. Você pode decorar o kibe fazendo risquinhos com um garfo. Depois coloque pequenos pedacinhos de manteiga sobre o kibe e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 20 minutos.

IMG_8229

Eu servi meu kibe uma saladinha e com arroz à moda árabe: com amêndoas em lascas e canela em pó.Também cozinhei o arroz com meio cubinho de caldo de carne pra dar sabor. Eu gosto de colocar bastante limão espremido na hora de servir. Fica muito bom!

Anúncios

2 opiniões sobre “Kibe Assado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s