Lasanha de vegetais

Eu nunca fui de comer muita carne vermelha, como já havia dito neste post.

Semana passada resolvi parar completamente de comer carne e frango. Acho que isso não deve durar muito tempo, mas enquanto sou “vegetariana”, decidi testar algumas receitas diferentes sem carne como a Sopa de Batata Assada e a Bruschetta de Pão de Milho.

Comprei até um livro de receitas vegetarianas (muito bom por sinal) chamado A Cozinha Vegetariana para Todos. Recomendo a leitura para quem pensa em parar de comer carne, ou pra quem simplesmente quer aprender receitas novas muito saborosas (e que por acaso não usam carne). A receita do molho béchamel que eu usei na lasanha foi tirada deste livro.

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Este receita dá para uma lasanha pequena (para duas pessoas).

Ingredientes

  • Uma abobrinha italiana;
  • Uma cenoura grande;
  • Alguns talos de brócolis-ninja;
  • Cerca de 6 folhas de massa de lasanha (depende do seu gosto. Tem gente que gosta de lasanha com mais massa. Tem gente que gosta de mais recheio. Monte como preferir);
  • Sal;
  • Queijo parmesão ralado.

Para o molho béchamel:

  • 1 xícara de leite integral;
  • 1 colher de sopa cheia de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • Sal a gosto;
  • Noz moscada a gosto.

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Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC;
  2. Lave e pique os vegetais. A abobrinha e a cenoura eu cortei em fatias bem finas. O brócolis eu cortei em pedaços pequenos tentando não despedaçar muito (assim fica mais fácil para montar a lasanha);
  3. Ferva 1 litro de água e coloque um pouco de sal;
  4. Cozinhe separadamente o brócolis e a cenoura até ficarem um pouco mais macios (o ponto também vai depender do seu gosto. Eu cozinhei só um pouco porque gosto dos vegetais bem firmes);
  5.  Enquanto isso, prepare o molho. Bata no liquidificador a farinha, leite e manteiga;
  6. Tempere com o sal e noz moscada e leve ao fogo baixo até engrossar um pouco;
  7. Corrija os temperos se necessário. Adicione mais leite se achar que está muito grosso o molho;
  8. O próximo passo é opcional. Eu cozinhei rapidamente a massa da lasanha para acelerar o preparo. Se você preferir, pode montar a lasanha com a massa crua e levar ao forno para cozinhar. Nesse caso, tenha certeza que de a lasanha está bem “molhada” para não secar no forno;
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  9. Monte a lasanha alternando molho, massa e vegetais;
  10. Finalize com molho e queijo parmesão por cima. Cubra com papel alumínio;
  11. Leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até que a massa esteja cozida;
  12. Nos minutos finais, remova o papel alumínio para dourar o queijo.

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