Muffin de blueberry

Muffin de blueberry
Tem muito tempo que eu estou tentando fazer essa receita. Eu sou apaixonada pelo muffin de blueberry do Starbucks e queria reproduzi-lo em casa. O problema é que eu nunca acho blueberry para vender…

Finalmente encontrei blueberries no supermercado semana passada e já comprei logo dois pacotes para fazer meus muffins.
Muffin de blueberry

A receita é do blog da Bree (Baked Bree), que eu amo! Ela é uma fofa e as receitas dela são ótimas.

Ingredientes
Muffin de blueberry

  • 6 colheres de sopa de manteiga sem sal (o equivalente a 85 g mais ou menos);
  • 1/3 de xícara de leite integral;
  • 1 ovo;
  • 1 gema;
  • 3/4 de colher de chá de baunilha;
  • 1 1/2 xícaras de farinha de trigo;
  • 3/4 de xícara de açúcar;
  • 1 1/2 colher de chá de fermento em pó;
  • 3/4 de colher de chá de sal;
  • 2 xícaras de blueberries;
    Blueberry

Para a farofa crocante:

  • 3 colheres de sopa de manteiga gelada;
  • 1/2 xícara de farinha de trigo;
  • 3 1/2 colheres de sopa de farinha.

Modo de preparo

  1. Préaqueça o forno a 200ºC;
  2. Derreta a manteiga e deixe esfriar um pouco. Misture o leite, ovo, gema e baunilha até ficar bem misturadinho (eu usei a batedeira, mas você pode misturar na mão mesmo);
    IMG_9411
    IMG_9416
  3. Em outra tigela, misture bem a farinha, açúcar, fermento e sal.
    IMG_9412
  4. Lave as blueberries. Você pode passá-las na farinha para que elas não afundem na massa, mas eu não fiz isso e funcionou bem (a massa fica bem espessa);
  5. Adicione os ingredientes secos aos molhados;
  6. Misture bem (eu usei a batedeira, mas você pode misturar à mão. A massa fica bem espessa. Para faciltar a mistura, acabei adicionando mais um pouquinho de leite, cerca de 1/4 de xícara ou menos);
  7. Misture delicadamente as blueberries;
    IMG_9417
  8. Agora prepare a farofa crocante: misture os ingredientes (manteiga gelada, farinha e açúcar) com a mão amassando a manteiga entre os dedos. No começo, parece que vai dar tudo errado, mas confie em mim – depois de alguns minutos amassando, a mistura ficará parecida com areia molhada e pronta para usar;
    IMG_9418
  9. Prepare as forminhas para assar. No meu caso foram 8 muffins, mas isso vai depender do tamanho que você fizer. Eu usei forminhas de papel para cupcake e forminhas de papel manteiga que fiz em casa. Você pode aprender a fazer essas forminhas nesse link;
  10. Coloque um pouco de massa em cada forma e jogue por cima a farofa;
  11. Asse por 20 a 25 minutos ou até que a faca saia limpa quando você espetar o muffin.
    Muffin de blueberry

Sei que blueberries podem ser difíceis de encontrar. Mas você pode fazer a mesma receita usando outras frutas ou até mesmo gotas de chocolate. Fica muito bom servido com um copo de leite puro!
Muffin de blueberry

2 opiniões sobre “Muffin de blueberry

Deixe um comentário

