Pipoca doce da vó Leonor

Eu já vou começar dizendo que essa receita não é da minha vó. Na verdade, ela (a vó Leonor) foi a “inspiração” para eu preparar essa receita.

A vó Leonor...

A vó Leonor…

... e a pipoca doce.

… e a pipoca doce.

Quando eu era criança, sempre passava as férias na casa da minha vó e ela cozinhava muitas coisas boas (acho que isso é pré-requisito para ser vó).

Eu e a vó!

Eu e a vó!

Uma das coisas que ela sempre fazia era pipoca, da salgada mesmo. Só que um dia, ela resolveu fazer pipoca doce. Quando a pipoca estava pronta e ela foi tirar a panela do fogão, a panela virou e toda a pipoca caiu no chão. Eu me lembro que ela ficou muito triste e eu fiquei também. Até hoje eu fico triste quando me lembro dessa história (apesar de saber que é muito boba).

Só que depois desse dia, ela nunca mais fez a pipoca doce, e eu sempre penso nisso. Já faz alguns anos que a minha vó  morreu , e eu sempre acabo lembrando dessa história.

Ontem eu estava em casa no meio da tarde e estava passando A Lagoa Azul na TV. Esse filme sempre me lembra férias na casa da vó. E férias na casa da vó me lembra a história da pipoca doce. Então eu pensei “porque não fazer a tal pipoca doce que eu nunca comi?”. Foi uma boa ideia!

IMG_0513

Ingredientes

  • 1/2 xícara de milho para pipoca;
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  • 5 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo

  1. Em uma panela grande (GRANDE mesmo! A minha pipoca escapou por cima da tampa!) derreta a manteiga com o açúcar em fogo médio por uns 4 minutos, mexendo sempre pra não queimar;
  2. Junte o milho mexendo bastante pra que todos fiquem cobertos pela “calda”;
  3. Quando começar a estourar, tampe a panela. Se você tiver uma panela de pipoca (daquelas que tem uma pá giratória) fica bem mais fácil. Como eu não tenho, usei uma panela com cabo e fiquei “balançando” ela em cima do fogo mesmo (assim a pipoca não queima);
  4. Quando o intervalo entre os estouros for de mais de 4 segundos, a pipoca está pronta (super científico isso! Rsss!);
  5. Vista seu pijama favorito, ligue a TV na Sessão da Tarde e aprecie a pipoca! 😉
Deixe um comentário

