Pappardelle com ragú de ossobuco

Como eu já disse várias vezes por aqui, eu não tenho costume de comer muita carne vermelha.

Pra falar a verdade, eu tenho um pouco de “medo” de cozinhar pratos com carne. Como eu não tenho experiência, tudo parece mais difícil. Por exemplo: eu nem sabia ONDE comprar a carne (acho que ontem foi a primeira vez que eu fui a um açougue! É claro que eu sei que carne se compra no açougue, mas queria ter certeza de que aquele era um bom açougue!). Escolher a carne também é um desafio (eu não fazia idéia qual a cara de um ossobuco!). Mas nada que um pouco de ajuda dos meus pais e do açogueiro não resolva!

Ragú é um prato com carne que eu sempre adorei. A receita original que eu segui, do livro do Jamie Oliver “Cozinhe para tem uma vida melhor”, usava carne de caça (coelho e veado), mas eu adaptei usando ossobuco e acho que funcionou muito bem.

IMG_4506

IMG_4497-001

O segredo desse prato é ter paciência: não vai ficar pronto em menos de duas horas (no mínimo!). Dependendo do seu forno, pode levar até 3 horas. Então prepare tudo com antecedência!

Ingredientes

  • azeite;
  • 1 cebola descascada e picada finamente;
  • 2 cenouras picadas (eu não tirei a casca);
  • alguns ramos de alecrim fresco;
  • ramos de tomilho fresco;
  • 2 folhas de louro;
  • 750 g de ossobuco (lembrando que grande parte do peso é osso);
  • 1 colher de sopa de farinha;
  • 1 taça de vinho tinto seco;
  • sal e pimenta a gosto;
  • 500 ml de caldo de vegetais;
  • 200 g de pappardelle;
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  • parmesão ralado

Modo de preparo

  1. Aqueça o forno a 200 ºC;
  2. Em uma panela grande, que possa ir ao forno (ou seja, não tenha alças ou cabo de plástico), aqueça azeite suficiente para cobrir o fundo da panela;
  3. Adicione a cebola, cenoura, alecrim, tomilho, folhas de louro e cozinhe por 10 minutos;
    IMG_4492
  4. Acrescente a carne, a farinha e o vinho. Tempere com sal e pimenta (lembrando que o caldo de legumes também contém sal!);
    IMG_4493
  5. Acrescente caldo suficiente para cobrir a carne;
  6. Deixe ferver e, em seguida, leve ao forno a panela tampada (se não tiver tampa, você pode cobrir com papel alumínio);
  7. Após uma hora e meia no forno, retire para verificar o estado do cozimento: a carne estará pronta quando estiver desmanchando com facilidade). No meu caso, foram um pouco mais do que 2 horas de forno;
  8. Quando a carne estive quase pronta, leve uma panela grande com água para ferver;
  9. Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem. Enquando isso, finalize o ragú;
  10. Retire as folhas de louro e qualquer raminho de alecrim e tomilho que possa ter sobrado. Retire os ossos. Desfie a carne usando dois garfos. Adicione a manteiga e misture bem;
  11. Quando o macarrão estiver cozido, retire uma xícara da água do cozimento e escorra o macarrão;
  12. Use a água do cozimento para ajustar a textura do molho (no meu caso, adicionei pouco menos que uma xícara para deixar o molho menos espesso);
  13. Misture a massa e o molho e sirva com parmesão ralado.
    IMG_4500-001
Deixe um comentário

