Brownie vegano de chocolate

Eu sempre assusto um pouco quando vejo a palavra “vegano” em uma receita. Parece que meu cérebro automaticamente transforma a palavra “vegano” para “não tão bom”… Aí fica algo do tipo “Brownie não tão bom de chocolate”. E realmente, muitas vezes, a versão vegana de um alimento acaba sendo “não tão boa” quanto a versão “original”, mas esta receita não deixa em nada a desejar! Acho que é a melhor receita vegana que eu já testei!

Brownie vegano de chocolate

Brownie vegano de chocolate

Ingredientes

  •  1 xícara de chá de farinha de trigo;
  • 1/2  xícara de chá de farinha de trigo integral;
  • 1 xícara de chá de açúcar mascavo;
  • 1/2 xícara de chá de chocolate em pó;
  • “ovo vegano” = 2 colheres de sopa de linhaça + 1/4 xícara de água;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • 1/4 de xícara de óleo;
  • 1 xícara de chá de água bem quente;
  • 1/2 xícara de chá de castanhas da sua preferência (eu usei avelãs).

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180 ºC;
  2. Caso sua castanhas estejam cruas, eu recomendo torrá-las no forno enquanto ele aquece (cerca de 15 minutos);
  3. Prepare o “ovo vegano”: triture a linhaça (esse passo é opcional, mas eu acho que fica melhor assim) e misture com a água (1/4 de xícara). Deixe descansar enquanto prepara o restante (vai virar uma “gosma”, então não assuste);
  4. Misture bem os ingredientes secos (farinhas, açúcar, chocolate em pó e fermento);
  5. Junte o óleo e o “ovo vegano” e, por último, adicione a água bem quente;
  6. Misture bem e adicione as castanhas;
  7. Leve ao forno em uma forma untada por cerca de 30 minutos (pode parecer que está um pouco cru, mas essa é a textura do brownie: bem molhadinho por dentro, com uma casquinha sequinha em cima!);
  8. Espere esfriar e corte em quadradinhos.
  9. Outra opção é assar em forminhas de mini-cupcakes, como eu fiz.
Brownie vegano de chocolate

Brownie vegano de chocolate

Deixe um comentário

